A Associação

Quem somos

A Associação Florestal surgiu com o intuito de desenvolver atividades relacionadas com o sector florestal. Neste contexto a Associação tem como prioridade a defesa da floresta e da fauna do Alto Minho, uma vez que, a sua área de atuação abrange os concelhos de Monção, Paredes de Coura, Caminha, Arcos de Valdevez e Ponte de Lima. Criando-se assim várias sessões que abrangem as muitas áreas de um sector multifacetado que é o FLORESTAL:
• Secção de caça desportiva;
• Secção de prevenção do meio ambiente;
• Secção da pesca desportiva;
• Secção de elaboração de candidaturas a meios de financiamento.

Objetivos

A Associação – ATLÂNTICA tem como grande objetivo a promoção do sector florestal na sua área de intervenção, a defesa do interesse dos produtores florestais seus associados e desenvolvimento de ações de valorização da floresta numa perspetiva de uso múltiplo . Dentro do objetivo principal visa-se o seguinte:

• Promover a gestão florestal;
• Promover ações de prevenção contra incêndios florestais;
• Promover parcerias com associações nacionais e comunitárias da mesma natureza;
• Promover ações de sensibilização às populações sobre o meio ambiente, caça e pesca desportiva, e outros assuntos de interesse dos associados;
• Coordenar e executar ações no âmbito da caça e pesca desportiva, visando promover esta atividade e preservar espécies e variedades autóctones;
• Prestar apoio técnico aos associados;
• Promover ações de formação;Divulgar informação de interesse para os associados;
• Valorizar e apoiar a conservação de espaços florestais de interesse público;
• Formalização de candidaturas nas várias áreas e competências;Planos de ordenamento de caça, pesca e florestal.